sexta-feira, 15 de junho de 2012

POLO LONDRINA - PR

Olá amigos do curso Técnico em Logística EAD do IFPR, estamos voltando a postar neste Blog, depois de pouco mais de dois meses da última postagem. Desta vez queremos apresentar o Polo de Londrina. Inicialmente vamos falar um pouco da cidade de Londrina. Município localizado no norte do estado do Paraná, a 381 Km da Capital do estado, Curitiba, tem segundo dados do IBGE de 2011 um total de 511.278 habitantes. É, depois da Capital a segunda cidade mais populosa do estado e a quarta da região Sul do Brasil. 
Sendo importante polo de desenvolvimento regional e nacional, Londrina exerce grande influência sobre o norte do estado. O município é sede de sua região metropolitana, o que agrega à sua população mais de 800 mil habitantes (FONTE IBGE/2010), que diariamente utilizam sua estrutura de educação, saúde, comércio e lazer e por consequência torna-se um centro regional, composto de comércio, serviços, indústrias e agroindústrias.
As riquezas aqui geradas se originaram primeiramente da cultura do café comumente chamado na época de seu auge de "ouro verde", titulo aliás dado a um de seus principais polos de cultura, o Cine Teatro Ouro Verde, destruído recentemente por um incêndio. O município de Londrina ostentou entre a década de 60 até o ano de 1975 o honroso título de "Capital Mundial do Café", sendo que os negócios feitos com o Ouro Verde eram os norteadores dos negócios com o produto em todo o mundo em relação a preços praticados. Foi justamente no ano de 1975 que ocorreu a grande geada negra, que matou todos os cafezais em todo o estado do Paraná e a vocação agrícola do município foi aos poucos se transformando com as culturas de soja, milho e trigo aos poucos tomando espaço das grandes lavouras de café.
Além desa mudança econômica no campo a cidade também sofreu mudanças. Com a grande massa de trabalhadores que não mais encontravam trabalho em lavouras de café a área urbana foi "inchando", porém aos poucos outras opções de trabalho foram surgindo. Com o constante crescimento urbano a industria de construção civil ganhou força e somado ao aparecimento de industrias e empresas prestadoras de serviço a cidade diversificou sua vocação econômica, absorvendo a mão de obra disponível.
É nesta região rica e pulsante em termos econômicos que encontra-se um dos polos do IFPR - Instituto Federal do Paraná, que oferece cursos em diversas áreas, tanto no modo presencial como na modalidade EAD, modo de ensino do qual nós alunos do curso Técnico em Logística fazemos parte.
Abaixo, algumas imagens de Londrina, do Polo, Tutora e alunos do IFPR, clique nas fotos para ampliá-las:

Panorâmica da cidade de Londrina, vista de Longe - Foto Moacir Carocia

Lago Igapó - Cartão Postal de Londrina - Foto Moacir Carocia 

Neblina lembrando a capital inglesa (Pequena Londres = Londrina) - Foto Moacir Carocia

Belo amanhecer em Londrina - Foto Moacir Carocia

Sede do Polo do IFPR Londrina - Foto Moacir Carocia

Elisabete Eches, Tutora do Curso Téc. Logística - Foto Moacir Carocia

Alunos do Curso Téc. em Logística Polo Londrina - Foto Moacir Carocia

Alunos do Curso Téc. em Logística Polo Londrina - Foto Moacir Carocia

Alunos do Curso Téc. em Logística Polo Londrina - Foto Elisabete Eches

E este sou eu, Moacir Carocia - Foto Elisabete Eches
Bem pessoal, era isso, quem quiser sabe mais sobre Londrina pode pesquisar o site da Prefeitura do Município, neste Link:

ou consultar a página na Wikipédia dedcada ao município, aqui:

Se você aluno do curso Técnico em Logística EAD do IFPR  quiser ver sua cidade e seu polo divulgados neste espaço me mande material (fotos com informações) para o seguinte e-mail: 
mocarocia@gmail.com
Eu terei o maior prazer em postar aqui. Um forte abraço a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário